domingo, 4 de janeiro de 2009

Agora que a péla acabou ...


Garçon, pode mandar a linguiça que o trema não existe mais . E hoje eu apoio tudo que você quiser, mesmo que a jiboia tenha pelo menos pelo de cabelo, pois os acentos em ditongos abertos éi e ói das palavras paróxitonas também estão extintos, assim como o acento circunflexo das palavras terminadas em êem e ôo .

Para simplificar :

{ Antes: 'Européia, idéia, heróico, apóio, bóia, asteróide, Coréia, estréia, jóia, platéia, paranóia, jibóia, assembléia'

Depois: 'Europeia, ideia, heroico, apoio, boia, asteroide, Coreia, estreia, joia, plateia, paranoia, jiboia, assembleia'* Herói, papéis, troféu mantêm o acento (porque têm a última sílaba mais forte)

Antes: 'Pára, péla, pêlo, pólo, pêra, côa'

Depois: 'Para, pela, pelo, polo, pera, coa' }

É isso mesmo amiguinhos... Agora péla ( de porco ou de qualquer coisa ) escreve como pela ( pela vida de Jesus Cristo ) .

Pêlo ( de cabelo ) agora virou pelo ( pelo amor de nossa senhora )

Eu não apóio mais nada, pois tudo agora tem seu próprio apoio.

Bom domingo a todos vocês... pois essa minha postagem foi tão ridicula, quanto essas novas regras da língua portuguesa. Afinal de contas, todo assunto deve ser tratado da maneira que merece.

Será que alguém vai acostumar com essa palhaçada?!

Abraços;
Marcelo.

16 comentários:

  1. Achei essa reforma tão desnecessária!
    Que saudade da lingüiça!
    Vô ter que estudar!


    http://tricotandocomakhadija.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Se mais da metade da população brasileira já não lidava muito bem com a gramática da época imagine agora...

    http://messnatural.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Esses caras gostam de reformar tudo. Isso que dá ficar muito no MSN.

    ResponderExcluir
  4. Eusósei que por um bom tempo ficarei escrevedo errado, afinal não apóio essa nova reforma, que derrubou o barraco.

    Gostei do blog, toca em assuntos polêmicos, sem deixar cair no chato^^

    ResponderExcluir
  5. Eu tinha tanta vontade de recuperar grafias antigas que encontro em edições antigas de livros clássicos. E me pegam de surpresa, e vão tirar mais do que me apetece.
    Continuarei feliz em meu erro por um bom tempo, isso daí vou deixar o Word me corrigir, até que eu me habitue.
    Uma hora entra na minha saudosa cachola.

    ResponderExcluir
  6. É, eu li esses dias um texto do Professor Pasquale onde ATÉ ELE dizia que isso é desnecessário (só p encher o saco mesmo!) e que ele intimamente iria escrever da maneira antiga até 2012!
    Nesse texto ele tbm deu um exemplo interessante da palhaçada: "Ela para para pensar"... AFF!

    ResponderExcluir
  7. CARO ,SOU FLAMENQUISTA TAMBEM,VISITE MEU BLOG VAMOS DEBATER MAIS SOBRE O MENGAO E O FUTEBOL E OUTROS ASSUNTOS DE QUALIDADE E OUTROS QUE QUISEREM,ESPAÇO ABERTO,VISITE E ABRAÇOS:http://tudehistoria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Tenho que concordar que essa mudança ortográfica é um tanto brusca ( não sei se é a palavra certa) e demoraremos um pouco a nos habituarmos com ela, mas olhando por outro ângulo, essa mudança pode e vai ajudar muito na difusão da língua portuguesa pelo mundo, porque haverá uma padronização da mesma, por isso é chamada de acordo ortográfico, pois haverá uma só língua com as mesmas regras nos países que tem o português como idioma oficial.

    ResponderExcluir
  9. Mas eu acho que as padronizações são bobas.. e desncecessárias...

    por exemplo... da para entender em qualquer lugar do mundo os nossos acentos, e a linga portuguesa como é. o trema, sem interferir muita coisa.

    Acho muito sacrificante para a gente deixar de escrever como sempre escrevemos, para fazer essa unificação... eu quero dizer que nós sofreremos mais com essa mudança negativa, do que a mudança positiva para a integração da língua. Trema, acentos, é muita besteira...acho que não havia a necessidade.

    ResponderExcluir
  10. não pense só em si, pra nós é fácil entender, mas para um falante da língua inglesa, por exemplo - que por acaso não possui nenhum tipo de acentuação - é muito difícil entender, ou o que dirá ele se vir um acento em uma palavra brasileira e não mais o vir em uma palavra portuguesa????
    Não generalize, padronizações, em sua maioria são desnecessária, mas nem todas são!
    quando é visando algo positivo, como nesse caso, vale sim!
    p.s.: a lígua portuguesa já sofreu outras alterações, essa é apenas mais uma, e esperamos que seja a última!

    ResponderExcluir
  11. eles que ignorem os acentos. É só um ponto ou dois, ou um objeto em cima da letra... Como essa nova regra só visa retirar acentos existentes, um inglês que ler algo em brasileiro, leia como em português, aprenda a falar brasileiro, que seja... Mas é muito mais fácil eles lidarem com os acentos existentes, ignorando-os.. do que a gente deixar de escrever como sempre escrevemos...
    Eles vivem do jeito que sempre viveram, sem acentos, sem saber o que é... Deixa a gente com os acentos aqui, pelo menos para diferenciar na escrita, pela de péla, pelo de pêlo, pára de para... Como disse um amigo, deve ser chatão escrever em uma frase: "Ele para para pensar"

    ResponderExcluir
  12. eles que ignorem os acentos. É só um ponto ou dois, ou um objeto em cima da letra...{mar-celo carvalho). Que pena que vc pensa assim, agora vejo quão importante pra vc é a nossa língua materna, nosso patrimônio!
    Agora entendo porque vc não dá a mínima para o que de bom essa mudança pode trazer...se vc acha que é bem melhor pra eles continuarem ignorando muita coisa do NOSSO português, que continue pensando assim!
    Chato pode até ser escrever uma frase como a citada acima, mas é necessário, a mudança tá aí, e é o que há!
    É preciso mudar para evoluir!

    ResponderExcluir
  13. A nossa língua é tão importante para mim, que eu acredito que não há a necessidade de mudar... Oxe, se eles tiverem a curiosidade de conhecer a nossa língua melhor, que façam como nós fazemos com a língua deles, estudem! Procurem saber o que os acentos significam.. Oras, ainda assim, acredito que eles sofrem menos para entender uma palavra com acento ( pois eles não usam, e essa nova regra só visa isso, retirar acentos ), do que a gente sofrerá com essa mudança, para reformular todos os nossos escritos... É preciso sim mudar para evoluir, mas essa mudança não traz revolução alguma.

    ResponderExcluir
  14. Taí, estudar, acho que é isso nós precisamos, mas não queremos fazer, afinal aprender as novas regras nem é tão difícil. Nós estudamos o inglês, talvez pq além de ser a língua universal, seja uma só, unificada, isso facilita! E isso de vc achar a nossa língua tão importante não justifica o fato de achar que não precisa mudar, pelo contrário, se é para melhor, que mude!
    Acho que esse acordo ortográfico vai muito além de simplesmente banir os acentos, até pq como vc mesmo disse em seu post, nem todos eles serão abolidos!
    Essa mudança traz sim revolução, mas lembre-se que revolução não é para benefício de todos, mas para aqueles que precisam!

    ResponderExcluir
  15. Mas acontece é que essa nova regra é boba, e não é preciso estudar para aprende-la, e nem aprende-la para segui-la, de tão boba que é. Na minha opinião só empobrece a nossa língua, essa nova regra que é uma "simplificação complicada." Ninguém precisa dessa revolução, nunca precisou... Nós é que só temos a perder com isso... Revolução tem que ser feita para melhorar um todo, não fazer com que tenhamos que mudar nossos costumes, sem precisão alguma.

    ResponderExcluir