terça-feira, 6 de janeiro de 2009

" Somos quem podemos ser " ? ? ?


Primeiramente, gostaria de desejar boa noite a todos os amigos, que graças a Deus, me dão o incentivo que eu preciso para escrever aqui. De coração, muito obrigado!

Essa tarde estava eu assistindo a tv enquanto me deparo com a chamada da nova edição do Big Brother Brasil ( que número mesmo? ). Bom, foi só um simples fato que me chamou atenção para que eu começasse a escrever sobre o poder que a mídia e o sistema têm de nos influenciar.

Quero deixar claro que de jeito maneira a minha itenção é ofender alguma pessoa por qualquer motivo que seja, pois como pessoa, sei que estamos sujeitos a qualquer tipo de influências, principalmente quando vêm daqueles que possuem armas muito mais fortes que as nossas.

Sendo assim, faço aqueles velhos questionamentos já batidos por muitos : "Quem somos?" "O que queremos?" A canção nos diz que : " Somos quem podemos ser ". Pois bem, o que podemos ser? Até que ponto deixamos nossa personalidade de lado para seguirmos tendências? Até que ponto nossa personalidade existe? Queremos o que de fato queremos, ou queremos aquilo que nos é imposto? Enxergamos os nossos objetivos, ou somos cegos por objetivos fábricados?

A cada dia que passa, por mais que não consigamos notar, o mundo vem se transformando em um cenário dividido entre gigantes e pequenos, mandantes e obedientes, manipuladores e manipulados... É o velho jogo em que a massa se submete às imposições da mídia, que a qualquer custo, influi em nossos gostos, em nossas visões, em nossas roupas, enfim, em nossas vidas. Por mais que alguns se julguem espertos os suficientes para dizerem que não, e que ninguém é obrigado a se influenciar por nada, posso até concordar que a palavra "obrigação" tenha um peso maior para certa medida, mas, é inegável que todos os ventos são soprados para seguirmos os interesses de quem os sopram, mesmo que estes possam ir de contrário a nossa própria indentidade.

{Nas vitrines, nos comerciais e nos anúncios que muitas vezes vão além dos outdors, as frases imperativas predominam : - "Compre!" "Prove!" "Vista"! "Use"! "Abuse"! ... Se render a isso, às vezes se torna impossível quando nos faltam escolhas.

Modelos adolescentes e garotas propagandas exibem seus corpos desprovidos de gorduras e bem recheados de ossos. É criado um novo padrão de beleza e as pessoas querem ficar cada vez mais ''encaixadas" neste. ( Anorexia é consequência? Que isso, puro acidente. )

Na televisão, programa de "entreterimento" busca enfeitiçar o telespectador e prendê-lo a um novo vício que se resume a acompanhar o que acontece diariamente na 'casa mais vigiada do Brasil'. E os telejornáis, se aproveitam de fatos trágicos e criam sensacionalismo para comover a população, mesmo que para isso, seja preciso atordoar a cabeça de alguém que sofre por alguma vítima. ( o que importa é a audiência ) }

Diante de alguns dos muitos exemplos existentes, a grande verdade que nos vem à tona, é que mesmo sem querermos, e muitas vezes sem até percebermos, nos tornamos um alvo fácil para adequarmos a um sistema que nos usam de robôs e faz com que sejamos instrumentos manipuláveis com o dever de contribuir para sua permanência. Alguns ainda acreditam em liberdade, e eu a questiono; Será que somos livres para sermos o que realmente somos?

Fortes Abraços;
Marcelo.

12 comentários:

  1. Manim,voce está a cada dia escrevendo melhor cara!
    Muito bom texto,destaque pra forma como voce tratou do assunto!
    Excelente!
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Nuus Marcelo,ameei o seu texto,fooi beim criativo,você destacou coisas muito importantes ! você está de parabéns amoour !
    Beeijo e um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, palavras bem construidas adorei tudo.. Mas, nem todos ficam alienados com a mídia.. Isso é muito relativo acho que quem se deixa ser alienar com a mídia pq tem medo de pensar por si próprio.. De fazer o que quer e vesti-se da forma que deseja e pensar seus próprios pensamentos.

    bjim no core..;**

    ResponderExcluir
  4. Na verdade... eu acho que é....

    somos quem QUEREMOS ser...

    pq as vezes dá uma preguiiiiça ahahhaha

    aehé Big brother 9

    ahuahauha

    Bjus

    ResponderExcluir
  5. Será que temos essa tal personalidade toda para poder debater o assunto?
    Alienação total diante da mídia poderosa e soberba que nós enfrace (intelectualmente) e faz "agente" pensar do jeito que eles querem.
    O que realmente nos faz comprar uma TV?
    Novela? Filme? Jornal? BBB???
    Somos escravos cegos, não por eles, por nós mesmos, lutamos para não enxergar o que temos/vemos a nossa frente, que somos dominados pela imagem.
    Pela formação opnativa de 1, ou de 2...



    Muito bom o texto!
    Parabens Marcelo!
    Curto textos que me fazem pensar!
    hehe

    ResponderExcluir
  6. mto legal, be construido o texto....

    http://hellboynews.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Indiquei seu blog com o selo "6 coisas, 6 links, 6 regras", fiz um post com as regras para explicar melhor.

    abç

    ResponderExcluir
  8. hehehe

    também sou novo nesse "universo" blogger, mas é bem simples de se entender o selo.

    Não sei se você sabe sobre os selos, mas eles são dados pelos bloggers que receberam e passaram para frente seguindo a regra do selo.

    No seu caso você recebeu o selo "6 coisas, 6 links, 6 regras". Eu ti indiquei porque acho seu blog interessante, então como foi uma indicação minha, depende de você querer colocar este selo no seu blog, para isso você teria que seguir as regras que acompanham o selo.

    E quanto mais selos você obtiver significa que o seu trabalho está sendo reconhecido e que seu blog é de qualidade.

    Se tiver alguma dúvida é só falar comigo XD
    As regras estão no post sobre o selo.

    abç

    ResponderExcluir
  9. Big Brother vai começar
    Muita bunda no ar
    vou me sentar no sofá
    Pra ver o Bial falar
    Sobre o paredão que vai começar
    E uma fdp que vai rodar
    E vai parar na
    Luciana Gimenez
    Leao Lobo
    Playboy
    Sexy
    Brasileirinhas
    Vou comprar
    Vou me masturbar
    A décima quarta edição ja vai começar
    E la estará eu no sofá
    Pronto pra recomeçar.

    ResponderExcluir
  10. Bem vindo ao capitalismo...
    Eu sou formado em Marketing e, pude estudar bastante a relação entre tendência e consumidor. Algo como criar uma necessidade no consumidor. O perfume Dolce&Gaban faz muito isso.

    ResponderExcluir
  11. aff esse anonimo é msm um tosco para falar isso
    OTÁRIOOOOOOOOO

    ResponderExcluir