terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Out: Bush. In: Obama.


Hoje é um dia que entrará para história... Os EUA tem um novo presidente. O que faz este fato ser ainda mais curioso, é que desta vez, contrariando todas as outras eleições passadas, o novo homem a assumir a casa branca não tem a cor da pele clara. É isso mesmo! Como todos sabem, Barack Obama, de 47 anos, é o primeiro negro a se sagrar presidente da maior potência mundial.

Mas, o que isso quer dizer? Muita coisa! Logo os EUA, o país conhecido por atos racistas ao longo do tempo ( principalmente no meio político ) parece ter aprendido com as lições vividas, que a cor não determina a capacidade administrativa de uma pessoa. E enquanto as pesquisas demonstravam rejeição populacional de 70% para o até então presidente J.WBush, Barck Obama, do Partido Democrata, crescia nas intenções de votos e mais tarde confirmaria seu favoritismo derrotando o seu adversário ( apoiado por Bush ) John A. Macken, sendo assim, o novo presidente norte americano.

Nesta terça feira, 20/01, Bush se despede da presidência dos EUA, Obama enfim toma posse. Era um momento esperado por muitos. O país em meio de crises interna e externas busca alternativas de crescimento e superação. Os americanos e o mundo criam enormes expectativas para o futuro, e Obama representa para estes nada mais que uma palavra: MUDANÇA.

Eu, particulamente, prefiro não depositar muitas esperanças e nem expôr opiniões em relação a esse futuro. Republicanos e Democratas por diversas vezes brigaram pelo poder e não tivemos mudanças signifcativas... Quem me conhece, sabe que eu sempre tenho um pé atrás em relação a forma americanizada ( seja democrata ou republicana ) dos governantes administrarem os EUA e o mundo. Só fico na torcida para que as tropas do Iraque sejam mesmo retiradas, e o embargo a Cuba chegue ao fim.

Alguns tópicos que eu não posso deixar de mencionar :

-Sobre a tal crise que eles mesmo plantaram; Econômia vive de confiança. Talvez Obama consiga melhorar a confiança nos EUA, já é alguma coisa.
.
- Sobre o Bush, já vai tarde, filhodamãe.
.
- Sobre o Obama, novamente, boa sorte. O pepino a ser descascado é grande. E que o senhor justifique toda essa euforia e expectativa criada "em cima" de sua pessoa.

Abraços, Marcelo.

14 comentários:

  1. É, creio que seja muito cedo para se acreditar ou desacreditar em Obama! Mas, eu gosto dele, gosto de saber que pelo menos em seus discursos ele pensa no povo, se preocupa com a nação e espero que isso não esteja só no papel, que ele faça por merecer!
    Que venha esse novo estilo, que venha com muitas mudanças!

    ResponderExcluir
  2. '

    a obama eu desejo sorte e que ele seja forte pra enfrentar esse pipino.

    vamos ver oq ele eh capaz

    e vc parabens pelo blog

    ResponderExcluir
  3. É uma idéia muito atraente esse desafio de fazer um negro presidente da potêncial mundial...

    Que o rapaz seja bem intencionado.Talvez venha a aprender fazer Política criando expectativas de “mudanças” costuma sair caro…

    Beijo Brodim ^^

    ResponderExcluir
  4. Ei?Você foi influenciado e trocou a fotografia?

    ;)

    ResponderExcluir
  5. não... eu amei aquela foto.. mas, é muito polêmica, hahaha..

    ResponderExcluir
  6. Bush, já vai tarde [2]
    tbm previro n me encher de esperanças, mas espero q ele nao cometa as mesmas burradas q o Bush

    ResponderExcluir
  7. Que bom, alguém de respeito nos EUA.
    Ele só não pode se sentir o Michael Jackson, e ai...

    ResponderExcluir
  8. oii.. Gostei do seu blog! espero e creio que o Obama irá fazer melhor que o Bush.. Abraçoo

    ResponderExcluir
  9. Com toda certeza te digo, pior que a presidencia do Bush não fica. Vamos ver se Obama cumprirá tudo que foi prometido a popução, temos de ter esperança, afinal ela é a ultima que morre né? abraços

    ResponderExcluir